Desenvolva sua Empresa Criando o Melhor Plano de Marketing

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Organização é a melhor estratégia de marketing a ser seguida. Por isso, é importante saber como elaborar um Plano de Marketing. Saiba como elaborar o seu e como ele pode te ajudar a crescer mais.

Se pudéssemos dar uma dica de qual a melhor estratégia de marketing a ser seguida, diríamos: organização.

Por mais clichê que possa parecer, o grande segredo do marketing é pesquisar, analisar, documentar e, então, repetir tudo novamente.

Entretanto, é preciso saber como fazer tudo isso para que, desta forma, seu trabalho tenha valido a pena e a melhor maneira de organizar tudo isso é através de um Plano de Marketing.

Com ele você será capaz de ter uma visão geral e profunda da sua empresa, compreenderá as oportunidades do seu nicho e ainda saberá exatamente qual a melhor estratégia para que cresça cada vez mais no mercado.

Para descobrir como elaborar seu plano de marketing, basta continuar lendo.

 

Desenvolvendo um Plano de Marketing

Podemos dizer que o plano de marketing é um documento, extremamente detalhado, que explica os passos das estratégias de marketing de uma empresa.

Ele será o responsável por fazer uma análise interna e externa da sua marca e encontrar as melhores oportunidades de ação!

Seu conceito é tão maravilhoso que parece até mentira, mas não é.

Ao estruturar um planejamento, bem organizado, verá que os caminhos corretos para o desenvolvimento do seu negócio parecerão óbvios.

O plano de marketing pode ser comparado a uma cartilha, ou a um guia, quase como um manual de “como fazer para ser o melhor no meu ramo”.

E por mais maravilhoso que possa parecer, e realmente é, o mais essencial a deixarmos claro antes de te dar o passo a passo de criação é dizer que este planejamento não é estático.

Isso porque, assim como a sua empresa, o Plano de Marketing precisa estar sempre alinhado e acompanhar seu desenvolvimento.

Deste modo, aconselhamos que você retorne a estes passos com certa frequência – a cada 6 meses ou um ano, depende da sua empresa – para que tenha sempre o seu manual em perfeitas e atualizadas condições.

E sem mais delongas, vamos ao que interessa: o que fazer!

 

Passo 1: Analise o ambiente externo

A primeira etapa da construção de um bom Plano de Marketing é descobrir como anda o ambiente externo da sua empresa. Ou seja, analisar a concorrência.

Começamos com este passo pelo simples motivo de que ele dará base para que descubra quais oportunidades está perdendo e possa organizar suas estratégias nas etapas seguintes.

Uma boa ideia para analisar seu mercado, por mais que possa usar a que desejar, é a Análise SWOT.

Essa sigla em inglês, que é traduzida para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, irá te ajudar a encontrar os pontos positivos e negativos do seu ambiente.

O objetivo desta etapa é entender como o seu nicho anda funcionando e quais são suas necessidades.

Conhecendo essas informações será mais fácil pensar em estratégias de crescimento.

 

Passo 2: Defina seu público-alvo

Se você está pensando na criação de um plano de marketing, é bem possível que já tenha seu público-alvo bem definido e segmentado, talvez até algumas pessoas.

Caso não, sinto lhe dizer mas você esqueceu o ponto mais importante ao qual uma empresa deve manter a atenção: quem são seus consumidores?

Conhecer quem é seu público e o comportamento do seu consumidor é essencial para que possa implementar qualquer estratégia de marketing.

Sem essa informação é quase impossível estruturar um bom planejamento ou ter um bom foco de ação, afinal, você não saberá como direcionar e otimizar suas estratégias.

Mas não se desespere, caso ainda não tenha um público delimitado, basta fazer isso agora.

Procure identificar quem é sua pessoa, suas características, dores e necessidades. Assim, conseguirá cada vez melhores resultados.

 

Passo 3: Tenha um posicionamento de marca

Tão importante quanto saber quem é seu público é saber quem é a sua empresa.

Um posicionamento de marca é como uma identidade, que mostrará como você se comunica com os consumidores, age, quais são suas características principais como marca e até mesmo reflete sua missão, visão e valores.

Marcas como a Nike têm um posicionamento de marca muito forte e são reconhecidas por ele por onde passam.

No caso do exemplo que citamos, a empresa esportiva é conhecida por seu espírito aventureiro, urbano e desafiador.

Uma boa forma de começar a pensar no seu posicionamento de marca, caso ainda não tenha um, é através de arquétipos.

Eles são personalidades pré-moldadas que te darão um direcionamento para que construa seu próprio posicionamento.

O arquétipo da Nike é o do herói.

 

Passo 4: Defina seus objetivos

Uma vez que você já sabe a realidade do seu mercado, dos seus clientes e da sua empresa, é hora de traçar objetivos.

Pense nas oportunidades encontradas na análise SWOT e as compare com as necessidades e dores da sua persona.

É certo que em algum ponto elas irão bater, e é exatamente aí que deve mirar.

Veja também quais estão sendo suas fraquezas e pense em formas de melhorá-las.

Por fim, antes de seguirmos para o passo seguinte, precisamos encontrar maneiras de tornar tudo isso retificável. Afinal, uma meta sem métrica não chega a lugar nenhum.

Uma boa maneira de fazer isso é usando KPIs (índices-chave de performance). Com eles você consegue estipular alguns pontos chave para serem olhados mais atentamente, de forma a darem um panorama geral da sua situação e desenvolvimento.

 

Passo 5: Trace estratégias

Qual a melhor forma de colocar seus objetivos em ação? Quais caminhos você deve seguir?

Este é o ponto alto de qualquer plano de marketing, porque, uma vez que já sabe o que deve fazer, precisa entender como deve fazer.

A internet está cheia de estratégias disponíveis para a escolha. Algumas demandam mais tempo e são bem baratas, outras custam bastante, mas são quase instantâneas.

Pense no que precisa e pode pagar neste momento para escolher aquela que melhor irá te ajudar a chegar aos seus objetivos.

Para que você possa ter ideias, algumas estratégias de marketing são:

 

  • SEO
  • Marketing de Conteúdo
  • PPCs
  • Email Marketing
  • Vídeo Marketing

 

Passo 6: Organize e documente

Por fim, o último passo da criação do seu plano de marketing tem como meta organizar tudo para que você possa começar a colocar seu plano em prática instantaneamente.

A primeira etapa desta organização pede para que pensemos no orçamento que estará disponível para este plano.

Isso vai desde de os custos com PPCs – caso tenha os escolhido – até a compra de programa de envio de e-mails em massa, caso queira seguir pela estratégia de e-mail marketing.

A segunda etapa é, então, distribuir funções entre a sua equipe. Quem fará o que?

Isso é extremamente importante para que nenhuma parte do seu plano seja deixada de lado.

Por último, documente tudo, absolutamente tudo, o que foi feito durante todo o processo.

Ao organizar um documento com suas descobertas, análises, conclusões e até mesmo insights que não foram usados neste momento, será incrivelmente mais fácil revisar seu plano no futuro.

 

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